
SOBRE
CLAIR KUHN
DEPUTADO ESTADUAL

Filho de agricultores, o trabalho no campo sempre fez parte da rotina do Clair, assim como o esporte e a política, que entraram em sua vida ainda na adolescência. Além de manter uma pequena propriedade rural de 7 hectares em Quinze de Novembro, Clair é formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão Pública.
Clair nasceu em São José, interior de Espumoso (hoje, município de Alto Alegre), e nos primeiros meses de vida sua família mudou para o interior de Ibirubá. Na adolescência, passou a residir em Quinze de Novembro, onde despertou sua vocação política participando do movimento de emancipação do município.
Aos 22 anos, elegeu-se vereador, sendo reeleito mais duas vezes. Ocupou a presidência da Câmara e também exerceu a função de secretário de Administração. Foi vice-prefeito e prefeito reeleito de Quinze de Novembro. Defensor das demandas municipalistas e regionais, neste período assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), da Associação de Prefeitos e Vices do MDB/RS, a vice-presidência da Famurs e do diretório estadual do MDB/RS.
De 2015 a 2018, foi presidente da Emater/RS-Ascar. Em sua gestão, promoveu uma redução de gastos superior a R$ 120 milhões e ampliou o número de famílias assistidas, investindo em qualificação dos colaboradores, em tecnologia para o trabalho dos extensionistas e em parcerias com instituições do agronegócio.
Concorreu ao cargo de deputado estadual em 2018. Com 22.759 votos, ficou na suplência do partido.
De 2019 a 2020, trabalhou junto ao Ministério da Cidadania em Brasília, como diretor nas Secretarias Especiais do Esporte e do Desenvolvimento Social, atuando na articulação de recursos para obras de infraestrutura esportiva.
De 09 de março de 2021 Clair Kuhn foi empossado como deputado estadual. No período de 1 ano e 20 dias em que esteve na titularidade do mandato, apresentou quatro projetos de Lei e uma Proposta de Emenda à Constituição, propôs e presidiu a Frente Parlamentar para a Retomada da Economia, e foi vice-presidente da CPI dos Medicamentos, que investigou o aumento abusivo de medicamentos e insumos durante a pandemia de Covid-19. O posicionamento favorável às reformas propostas pelo governo visando o reequilíbrio das contas públicas possibilitou mais de R$ 6,5 bilhões em investimentos por meio do programa Avançar.